terça-feira, novembro 08, 2011

Do cavaquinho ao ukelele

O cavaquinho é um instrumento musical de origem portuguesa. É, também, um objecto que se pode considerar, uma marca da influência cultural que Portugal deixou pelo mundo.
O cavaquinho, braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga é um instrumento cordofone, menor que a viola (guitarra, violão), de grande popularidade como acompanhador e mesmo solista nas orquestras do povo.
O ukulele é um instrumento musical de cordas beliscadas, semelhante a uma viola, mas menor. O ukulele, muitas vezes chamado erradamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira (Portugal). O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses, para o Havaí, que como emigrantes, foram trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas.
Esta é mais uma história da nossa história. Se a quer conhecer um pouco melhor veja a apresentação que seleccionei para hoje. Aprecie o imapacto que este objecto cultural de origem portuguesa tem, hoje, em todo o mundo.

Sem comentários: