quarta-feira, maio 16, 2018

O Coltan e os Telemóveis

O Coltan (ou ouro cinzento ou azul) é uma mistura de dois minerais: a columbita e a tantalita. Em português, esta mistura recebe o nome de columbita-tantalita. Ambos os metais são extremamente caros e raros na natureza.
Da columbita extrai-se o nióbio e da tantalita, o tântalo. Este último é um metal de alta resistência térmica, eletro-magnética e corrosiva e, por isso, é muito utilizado no fabrico de pequenos condensadores utilizados na maioria dos aparelhos eletrónicos portáteis (telemóveis, notebooks, computadores, etc.). O nióbio é semelhante ao tântalo e tem um enorme potencial como supercondutor.
Este metais foram e continuam a ser fundamentais em toda a tecnologia relacionada com os equipamentos eletrónicos.
As maiores reservas de tantalita (na forma "coltan", ou seja, em  conjunto com a columbita) estão na República Democrática do Congo, onde se trava uma guerra civil há  vários anos em torno da posse das minas, juntamente com outras complicações étnicas, territoriais e políticas.
A ONU apresenta estimativas desconcertantes como a de que já morreram mais de 4 milhões de pessoas na disputa pelo "ouro azul", além do impressionante faturamento de mais de US$250 milhões que teve o exército de Ruanda no comércio deste caro mineral.
A extração mineira da columbita-tantalita provoca grandes impactos no ambiente tropical do Congo, uma vez que não são tomadas as devidas medidas de proteção ambiental (facto óbvio no meio de uma região em guerra). De salientar que as minas se encontrarem próximas ou mesmo algumas delas dentro de parques nacionais.
Se quiser ficar a saber mais sobre o assunto veja a apresentação que se segue e que é uma campanha de alerta sobre esta temática.
Ora veja. Vale bem a pena.

Sem comentários: