terça-feira, março 13, 2018

O Aeroporto Internacional de Ashgabate

O Aeroporto de Ashgabate fica no Turcomenistão ou Turquemenistão.
O Turcomenistão é um país da Ásia Central situado entre o Irão, o Afeganistão, o Cazaquistão, o Uzbesquistão e o Mar Cáspio.
Este país possui cerca de 5,1 milhões de habitantes (dados de 2 014), a maioria vivendo na região metropolitana da capital Ashgabate, que se localiza nas margens do Mar Cáspio.
A religião predominante no país é o islamismo do ramo sunita, praticada por 89% da população. Cerca de 10% dos habitantes seguem a Igreja Ortodoxa Russa e os restante não possuem qualquer crença.
A principal fonte de receita do país nos últimos anos têm sido a exploração de gás e petróleo o que permitiu um crescimento de 10% ao ano a partir da década de 2 000.
O Turcomenistão é membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), uma espécie de mercado comum formado pelas ex-repúblicas soviéticas. Possui fortes laços comerciais com o Irão, a Rússia e a Turquia.
A maior parte do território –  80% – é formado por desertos. O maior e mais conhecido é o deserto de Karakum .
A mais espetacular atração turística do Turcomenistão é a Porta do Inferno, uma cratera de 60 metros de diâmetro e 20 de profundidade que arde em chamas há mais de 40 anos.
Outra atração são as ruínas da cidade de Gonur-Tepe, fundada há mais de 4 mil anos, na Idade do Bronze fazem parte da lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1 999.
Uma das atrações mais fascinantes do Turcomenistão é o Parque Nacional de Koytedang, onde se podem observar altas montanhas, cavernas, lagos e cachoeiras. O que chama mais a atenção, no entanto, é o Platô dos Dinossauros, que é o abrigo de um dos mais importantes conjuntos de pegadas de dinossauros do mundo. São mais de 2 mil pegadas, algumas com 40 centímetros de comprimento e 30 de largura.
Outra atração do país é o Aeroporto Internacional de Ashgabate construído no formato de um falcão em pleno voo. Tornou-se um novo símbolo do país, e também entrou para o Guinness Book pela maior decoração feita no teto do terminal de passageiros.

Sem comentários: