sábado, outubro 07, 2017

A Região Saloia

Aldeia da Mata Pequena (Mafra)
 A Região Saloia era uma área vasta, situada na Estremadura, com características semelhantes do ponto de vista do ponto de vista dos usos e dos costumes e das afirmações etnográficas.

Estendia-se a norte e ao longo da faixa litoral a oeste de Lisboa. Ia desde Mafra e Loures, passando pelos concelhos de Sintra e Oeiras e chegando mesmo às Portas de Benfica - onde em tempos recuados se procedia à pesagem dos produtos que entravam na capital.

Á medida que a cidade e a população de Lisboa foram crescendo, verificou-se a suburbanização: As propriedades agrícolas dos arredores foram sendo vendidas e as velhas hortas deram lugar a grandes urbanizações que alteraram a paisagem e os costumes, desta vasta região.

As frutas e os produtos hortícolas que abasteciam os mercados de Lisboa eram produzidos nestas zonas agrícolas que envolviam a capital, e que constituíam a conhecida Região Saloia.

As mulheres dos agricultores ganhavam mais algum dinheiro como lavadeiras das famílias abastadas de Lisboa. Desses tempos, quando muitas aldeias dos arredores de capital se enchiam de peças de roupa a secar ao sol, ficou o termo Aldeia da Roupa Branca que se tornou título de um filme de Chianca de Garcia dos anos 30 do século XX.


Na Região Saloia destacavam-se: a beleza da paisagem, as feiras, o património construído (casas, moinhos, etc), os usos e costumes saloios e os tipos populares como a vendedora de queijos o carroceiro e a lavadeira.

Especial destaque para figura da Lavadeira, que, pelo facto de se deslocar á capital com frequência, viria tornar-se a mais emblemática figura da região saloia.


Assista agora à apresentação do Rancho Folclórico das Lavadeiras da Ribeira da Lage no Fandango Saloio.
Não perca. Vale bem a pena.

sexta-feira, outubro 06, 2017

No One Forgets a Good Teacher





Proponho-lhe que veja o documentário,"No One Forgets a Good Teacher".
Este filme narra a história do Sr. Shi, um professor da pequena aldeia de  Baiyan no condado de Baojing, Província de Hunan , no interior da China.

De Amor nada Mais Resta que um Outubro

De amor nada mais resta que um Outubro
e quanto mais amada mais desisto:
quanto mais tu me despes mais me cubro
e quanto mais me escondo mais me avisto.

E sei que mais te enleio e te deslumbro
porque se mais me ofusco mais existo.
Por dentro me ilumino, sol oculto,
por fora te ajoelho, corpo místico.

Não me acordes. Estou morta na quermesse
dos teus beijos. Etérea, a minha espécie
nem teus zelos amantes a demovem.

Mas quanto mais em nuvem me desfaço
mais de terra e de fogo é o abraço
com que na carne queres reter-me jovem.
Natália Correia -  "Poesia Completa"

quinta-feira, outubro 05, 2017

Ninguém Esquece Um Bom Professor

Celebra-se hoje O Dia Mundial do Professor. A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população.
O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade. Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos.
O que se pretende com esta celebração é mostrar a dignidade e a importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas.
Aprecie agora os vídeos abaixo cuja mensagem central é: "Ninguém Esquece Um Bom Professor"
TTA 'No one forgets a good teacher' from The VFXCo - Motion Control on Vimeo.
Veja agora um vídeo onde John Cleese, Bob Hoskins, Joanna Lumley, Stephen Hawking e Tony Blair entre outras celebridades dizem o nome de professores que lhes marcaram a vida e sem os quais dificilmente teriam sucesso nas suas profissões (Filme realizado por Mike Stephenson e Paul Weiland para a Film Company).

A Portuguesa

Em Portugal, quando se implantou a República mudaram-se os símbolos do país: a bandeira e o hino.
Quanto à bandeira a mudança gerou grandes discussões. Já no que se refere ao Hino Nacional o consenso foi enorme e toda a gente aprovou A Portuguesa que já existia desde 1890 e era cantada com grande entusiasmo pelos portugueses, porque fazia uma homenagem ao povo português e à História de Portugal.
A Portuguesa era uma canção de protesto composta na sequência do ultimato inglês e adotada pelos republicanos, vindo a transformar-se no hino em 1911. Se quiser saber mais sobre este assunto clique aqui e aqui.
A versão original da letra é a que se segue,  a versão de 1957 pode vê-la aqui e a versão oficial pode vê-la clicando aqui.
I
Herois do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memoria,
Oh patria ergue-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela patria lutar!
Contra os Bretões
marchar, marchar!

II
Desfralda a invicta bandeira,
À luz viva do teu céo!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu!
Beija o teu sólo jucundo
O Oceano, a rugir de amor;
E o teu braço vencedor
Deu mundos novos ao mundo!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela patria lutar!
Contra os Bretões
marchar, marchar!

III
Saudai o sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do resurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injurias da sorte.

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela patria lutar!
Contra os Bretões
marchar, marchar!
Data: 1890 (versão original); Letra: Henrique Lopes de Mendonça e Música: Alfredo Keil.
Aprecie agora o desempenho do Hino Nacional de Portugal - "A Portuguesa" - para orquestra, com soprano e coro, por ocasião das Comemorações do Centenário da República Portuguesa - 2010. Intérpretes: Orquestra Sinfónica Portuguesa, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e Elisabete Matos como soprano, sob a direcção musical de João Paulo Santos.

quarta-feira, outubro 04, 2017

Isfahan

Isfahan ou Isfaã é uma cidade do Irão, que se localiza no centro daquele país, a 340 km ao sul de Teerão.

Isfahan é a terceira maior cidade do país, e capital da província com o mesmo nome.



A cidade conta com uma população de 1 583 609 habitantes (dados de 2006), e a sua região metropolitana tem 3 430 035 habitantes, também de acordo com o censo de 2006.


É uma cidade antiquíssima, que foi conhecida na Antiguidade por Aspadana, tendo sido à época uma das maiores cidades do mundo.
A Praça de Naqsh-e Jahan, um enorme espaço público rodeado de edifícios construídos no início do século XVII, foi inscrita em 1979 na lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

terça-feira, outubro 03, 2017

A Vida, Sem Petróleo

O petróleo é absolutamente fundamental para o funcionamento do mundo moderno.
É usado nos meios de transporte e no fabrico de uma infinidade de produtos.
No entanto, já pensou o que acontecerá a este mundo, que depende tanto do petróleo, se subitamente ficasse sem ele?


Quer saber como será a nossa vida sem o petróleo?
Se quiser mesmo saber não perca os vídeos abaixo.
Vale mesmo a pena vê-los! Não perca.
Aqui vai o primeiro.
E agora o segundo!

segunda-feira, outubro 02, 2017

A Astrapia Paradisaeidae

A Astrapia Paradisaeidae é uma ave que foi recentemente descoberta entre as espécies de aves-do-paraíso. 
Foi vista pela primeira vez em 1938 pelo naturalista e explorador Fred Shaw Mayer. Embora os machos possam medir mais de 32 centímetros, as suas caudas podem medir até três vezes mais que o tamanho do corpo.
Estas aves têm a maior cauda do reino animal, quando comparada com o tamanho do corpo da espécie! As fêmeas são castanhas, com a cabeça de outra cor.
Esta espécie habita a região central da Papua-Nova Guiné.

domingo, outubro 01, 2017

A Noite em S. Petersburgo

São Petersburgo é considerada uma das mais belas cidades do mundo e é conhecida como: a "Veneza do Norte"devido aos seus canais e a cidade das famosas Noites Brancas devido aos dias longos na época do verão.
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.
Em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado e, em 1924, para Leninegrado.
Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade voltou a ter o seu nome original, sendo frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.
São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro o Grande em 27 de maio de 1703.
Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (Petrogrado) para Moscovo.
A cidade que conta com cerca de 5 milhões de habitantes (2012) é hoje um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico.
É frequentemente descrita como a metrópole mais ocidentalizada da Rússia, bem como a capital cultural do país. É a cidade mais setentrional do mundo com população acima de 1 milhão de habitantes.
O seu centro histórico e respetivos monumentos fazem parte da lista de locais que são Património Mundial da Humanidade (UNESCO).
O Hermitage, que é considerado um dos maiores museus de arte do mundo, localiza-se nesta cidade, bem como um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outras empresas.
Aprecie em baixo, uma apresentação com 43 fotos assombrosas da noite em São Petersburgo, tiradas pelo excelente fotógrafo russo Sergey Louks.