sábado, outubro 07, 2017

A Região Saloia

Aldeia da Mata Pequena (Mafra)
 A Região Saloia era uma área vasta, situada na Estremadura, com características semelhantes do ponto de vista do ponto de vista dos usos e dos costumes e das afirmações etnográficas.

Estendia-se a norte e ao longo da faixa litoral a oeste de Lisboa. Ia desde Mafra e Loures, passando pelos concelhos de Sintra e Oeiras e chegando mesmo às Portas de Benfica - onde em tempos recuados se procedia à pesagem dos produtos que entravam na capital.

Á medida que a cidade e a população de Lisboa foram crescendo, verificou-se a suburbanização: As propriedades agrícolas dos arredores foram sendo vendidas e as velhas hortas deram lugar a grandes urbanizações que alteraram a paisagem e os costumes, desta vasta região.

As frutas e os produtos hortícolas que abasteciam os mercados de Lisboa eram produzidos nestas zonas agrícolas que envolviam a capital, e que constituíam a conhecida Região Saloia.

As mulheres dos agricultores ganhavam mais algum dinheiro como lavadeiras das famílias abastadas de Lisboa. Desses tempos, quando muitas aldeias dos arredores de capital se enchiam de peças de roupa a secar ao sol, ficou o termo Aldeia da Roupa Branca que se tornou título de um filme de Chianca de Garcia dos anos 30 do século XX.


Na Região Saloia destacavam-se: a beleza da paisagem, as feiras, o património construído (casas, moinhos, etc), os usos e costumes saloios e os tipos populares como a vendedora de queijos o carroceiro e a lavadeira.

Especial destaque para figura da Lavadeira, que, pelo facto de se deslocar á capital com frequência, viria tornar-se a mais emblemática figura da região saloia.


Assista agora à apresentação do Rancho Folclórico das Lavadeiras da Ribeira da Lage no Fandango Saloio.
Não perca. Vale bem a pena.

Sem comentários: