segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Os Clóvis ou Bate-Bolas

Os Clóvis ou rodados ou bate-bolas  são nomes de fantasias carnavalescas característica dos subúrbios (principalmente as Zonas Norte e Oeste) do Rio de Janeiro, no Brasil.

A tradição foi trazida pelos colonizadores portugueses (caretos?), tendo estas fantasias sido também influenciadas pela folia de reis.

Pensa-se que o nome Clóvis tenha derivado do inglês clown, (palhaço), e que teria sido criado no início do século XX, a partir da interpretação popular do termo pelo qual os eruditos teriam denominado os foliões fantasiados.

Nos primórdios, a fantasia de clóvis assemelhava-se muito à de um palhaço. Porém, incluiam também máscaras aterrorizantes. Batendo no chão com as suas bexigas de boi bastante mal-cheirosas, presas por corda a uma vara ou cabo, os bate-bolas eram o terror da criançada.

As bolas deixaram de ser bexigas e agora são de borracha ou plástico mas a atitude assustadora dos bate-bolas mantém-se.

Com o tempo, os trajes dos bate-bolas foram incorporando novas características e, atualmente, os grupos de clóvis podem ser classificadas em diversos tipos, tais como bola-e-bandeira, leque-e-sombrinha, sombrinha-e-boneco, entre outros.


  • A maioria destes grupos têm nomes ligados a sentimentos. Por exemplo: Humildade, Emoção, Explosão, Alegria, etc.
  • Os grupos de bola-e-bandeira têm nomes como Zorra Total, Barulho, Agonia, Bombardeio, Abusados etc.


Se quiser ficar a conhecer mais esta curiosidade do Carnaval brasileiro, não deixe de ver os vídeos abaixo. Valem bem a pena.
Ora Veja:


Um segundo vídeo:


E ainda um terceiro:

Sem comentários: