terça-feira, dezembro 06, 2016

Uma Lua à Medida do Convento

Aprecie a magnificência do Convento de Mafra, através da excelente fotografia ao lado (desconheço o autor), no dia da maior lua do século.
A Lua Cheia do dia 14 de novembro de 2016 foi extraordinária, não apenas por se tratar de uma Super Lua, mas também por ser a maior e mais brilhante Super Lua em cem anos!
O Convento de Mafra ou Real Convento de Mafra é um imenso edifício de cerca de 40.000 m2 (tal como se vê na imagem), com todas as dependências e pertences necessários à vida quotidiana de 300 frades da Ordem de S. Francisco.
Ocupado pelas tropas francesas e depois inglesas na época das Guerras Peninsulares, o Convento foi incorporado na Fazenda Nacional quando da extinção das ordens religiosas em Portugal, a 30 de Maio de 1834 e, desde 1841 até aos nossos dias, foi sucessivamente habitado por diversos regimentos militares, sendo desde 1890 sede da Escola Prática de Infantaria
De destacar como espaços conventuais mais significativos o Campo Santo e a Enfermaria para além da Sala Elíptica ou do Capítulo, a Sala dos Actos Literários (Exames), a Escadaria e o Refeitório.
O Palácio Nacional de Mafra possui também uma das mais importantes e mais belas bibliotecas portuguesas, com um valioso acervo de aproximadamente 36.000 volumes. Se quiser ficar a saber um pouco mais acerca desta biblioteca e das suas curiosidades, não deixe de ver o vídeo que se segue. Vale bem a pena.

Sem comentários: