sábado, setembro 24, 2016

Qual é a profundidade do mar?

O ponto mais profundo dos oceanos localiza-se na fossa das Ilhas Marianas. Esta depressão situa-se no Oceano Pacífico, a cerca de 2 500 km a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11 500 metros abaixo da superfície do mar – o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Um novo sistema de sondas submarinas, permitiu à Marinha dos EUA medir, recentemente, os pontos mais profundos da Terra com uma precisão jamais alcançada. A Fossa das Marianas (ponto mais baixo conhecido pelo homem), de acordo com a pesquisa, alcança a profundidade de 10.994 metros.
A medição foi feita pelo governo americano, com objetivos políticos e económicos para além dos científicos.
As técnicas usadas no levantamento, abrem, contudo, novas perspectivas para mapeamentos do fundo do mar. A nova tecnologia é baseada na emissão e recepção de feixes de raios por parte dos equipamentos, o que proporciona uma margem de erro inferior a 40 metros.
Já agora saiba que o recorde de profundidade em mergulho, foi obtido por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana.
Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35 800 pés (ou seja cerca de 11 000 metros) – a maior profundidade oceânica registada, no dia 23 de janeiro de em 1960, numa das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 Km a sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.

Sem comentários: