sábado, novembro 28, 2015

Nanjing

Maravilhe-se com o vídeo abaixo, que lhe mostra cerca de 500 pessoas a evoluir na pista do estádio de Najing.
Esta é uma parte, da impressionante e impecável cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizaram em Nanjing, em 2014.
Aqui estiveram de mãos dadas a criatividade, a coordenação, a tecnología, o som e a música, para abrilhantar este espectáculo de forma extraordinária.
Ora veja. Não perca.

sexta-feira, novembro 27, 2015

O Teorema de Katherine

"O Teorema de Katherine" é um livro de John Green o autor americano que é a nova sensação da literatura jovem.
Sinopse:
"Dezanove foram as vezes que Colin se apaixonou. Das dezanove vezes a rapariga chamava-se Katherine. Não Katie ou Kat, Kittie ou Cathy, e especialmente não Catherine, mas Katherine. E das dezanove vezes, levou com os pés. Desde que tinha idade suficiente para se sentir atraído por uma rapariga, Colin, ex-menino prodígio, talvez génio matemático, talvez não, doido por anagramas, saiu com dezanove Katherines. E todas o deixaram. Então ele decide inventar um teorema que prevê o resultado de qualquer relacionamento amoroso. E evitar, se possível, ter o coração novamente destroçado. Tudo isso no curso de um verão glorioso passado com o seu amigo Hassan a descobrir novos lugares, pessoas estranhas de todas as idades e raparigas especiais que têm a grande vantagem de não se chamarem Katherine".

quinta-feira, novembro 26, 2015

O Vale das Pirâmides na Bósnia

O Vale das Pirâmides na Bósnia é uma descoberta arqueológica inquietante. Parece "inquietante", porque ao que se sabe a primeira civilização humana sobre a Terra foi a Suméria (7.000 a.C.). Se assim é, então quem é que construiu a "Pirâmide do Sol" na Bósnia, que é a maior e a mais antiga encontrada até agora e que data de há cerca de 12000 anos? O que aconteceu nos 5000 anos de intervalo?
O Vale das Pirâmides da Bósnia representa o maior complexo de estruturas piramidais do mundo. Este complexo é constituído pela "Pirâmide do Sol" (220m), pela Pirâmide da Lua (190m), pela Pirâmide do Dragão (90m), pelo Templo da Mãe Terra e pela Pirâmide do Amor. O complexo das pirâmides é similar aos do Peru, do México e da Bolívia.
As Pirâmides do Sol, da Lua e do Dragão formam triângulos equiláteros perfeitos com 2.170 m de distância entre os seus topos. Todas estas pirâmides estão orientadas para o Norte cósmico.
Sob o Vale das Pirâmides na Bósnia, há uma rede de túneis subterrâneos muito extensa. O labirinto subterrâneo tem dezenas de quilómetros de comprimento e consiste em passagens subterrâneas, câmaras e lagos artificiais.
A Pirâmide do Sol encontrada na Bosnia-Herzegovina é maior e está mais perfeitamente orientada do que a Grande Pirâmide do Egito. Situada perto da cidade de Visoko, não só é a primeira pirâmide descoberta da Europa, como o maior vale de pirâmides do mundo. O seu descobridor, foi o Dr. Semir Osmanagich, que também descobriu as pirâmides da Ásia, África, América do Norte, e ilhas como as de Mauricio e Tahiti.
Além da antiguidade, esta pirâmide recém descoberta, tem o maior complexo de túneis subterrâneos já encontrados.

quarta-feira, novembro 25, 2015

Vertigo

"Vertigo" (A Mulher Que Viveu Duas Vezes) é um filme do género suspense, realizado por Alfred Hitchcock em 1958 e, que faz parte da restrita lista dos 10 melhores filmes de sempre.
Adaptado do livro  "D'Entre les Morts", escrito a pensar em Hitchcock por Pierre Boileau e Thomas Narcejac, autores de "Diabolic", que o realizador lamentou não ter podido adaptar.
Este filme é considerado a maior obra-prima do mestre Hitchcock e um dos maiores filmes de todos os tempos, e que foi recentemente eleito o melhor filme de todos os tempos pela Sight and Sound, opinião também partilhada pelos fãs do Mestre Hitchcock.
Sinopse:
Traumatizado com a morte de um polícia, John Ferguson (James Stewart), ganha um forte medo das alturas e é levado a retirar-se do activo. No final da sua recuperação física, mas possivelmente longe da recuperação emocional, é então que um antigo colega de escola o contrata para vigiar Madelaine, sua mulher (Kim Novak). Madelaine é assolada por tendências suicidas e com fixação numa mulher que viveu no século passado. Duas mulheres que são uma só e um homem que nunca procura recriar a imagem que tem da "outra".

terça-feira, novembro 24, 2015

As Migrações em Mapas

A Europa vive, na atualidade, a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.
As migrações humanas sempre tiveram lugar em todos os tempos e devido a uma variedade enorme de circunstâncias. Têm sido, tribais, nacionais, internacionais, de classes ou individuais. As suas causas têm sido políticas, económicas, religiosas, bélicas, étnicas ou por mero amor à aventura.
As suas causas e consequências, são fundamentais para o estudo da etnologia, da história política, económica ou social, de qualquer país ou região.
Os recentes estudos acerca das migrações vieram complicar-se porque boa parte dos migrantes, que nos dias de hoje mudam de país, continuam a manter práticas e redes de relações sociais que se estendem entre o país de origem e o de destino, interligando-os na sua experiência migratória. Trata-se de um "transnacionalismo" que transcende os conceitos de migração temporária e migração permanente.
Na atualidade, como no passado, as populações estão em permanente deslocação, por isso, os fluxos migratórios fazem parte do processo de globalização. Com o desenvolvimento de novos meios de transporte, os fluxos de migratórios têm aumentado, porque as deslocações tornam-se cada vez mais fáceis, rápidas e económicas.
As pessoas deslocam-se para tentar uma nova vida num outro país ou até mesmo noutro continente. Pode acompanhar a maior crise migratória europeia, através dos vídeoas abaixo, vendo donde vêm e para onde vão os migrantes. Elaborados a partir de dados estaísticos fornecidos pela ONU, permitem-nos visualizar de forma clara, a escala da crise de refugiados que vivemos hoje.
Não perca porque é uma viagem que vale mais do que mil palavras.
Veja, agora, a versão rápida.
Migrações em direção à Europa… Um Mapa de Fluxos.
Veja agora, a versão lenta.
E agora a imigração muçulmana para a Europa em animação. 

segunda-feira, novembro 23, 2015

Cornerstone de Benjamin Clementine

Benjamin Clementine (1988), músico inglês, a residir em França, é o vencedor do prémio Mercury. Benjamin Clementine é, também, a mais recente confirmação para o Vodafone Mexefest, que acontece em diversos palcos de Lisboa, entre 27 e 28 de novembro.
Foi em Paris que encontrou o seu caminho no mundo da música libertando-se da estrutura tradicional das canções e, inventando o seu território musical, que é dramático e inovador. Consequentemente, tornou-se uma figura de culto quer no mundo da música quer no cenário artístico parisiense e europeu.
Clementine é dono de uma voz poderosa e apreciador de Nina Simone. As suas músicas são incisivas e poéticas, misturando revolta com amor, esperança com rebelião e melancolia, lirismo sofisticado com calão e gritos, versos em rima com monólogos em prosa.
É sem dúvida o cantor de momento e um cantor original. Ouça-o, então aqui, interpretando "Cornerstone".
Não perca.
Vale bem a pena conhecer esta nova voz da música europeia e mundial.

domingo, novembro 22, 2015

Paris é uma Festa

"Paris é uma Festa" é o livro de Hemingway que é a sensação de momento, após os atentados, na cidade de Paris. O livro está a esgotar nas livrarias parisienses.  As memórias do escritor estão a ser usadas como símbolo da resistência da cultura parisiense à adversidade.
Ernest Hemingway (1899 - 1961) foi um escritor norte-americano. Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Esta experiência inspirou uma das suas maiores obras, "Por Quem os Sinos Dobram".  No fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), instalou-se em Cuba. Em 1953, ganhou o prémio Pulitzer, e, em 1954, ganhou o prémio Nobel de Literatura. Suicidou-se em Ketchum, Idaho, em 1961.
"Paris é uma Festa" foi escrito durante a estadia do escritor em Paris no início da década de 1920, quando ele tinha cerca de 22 anos.
Sinopse:
"Paris é uma Festa" encontra-se na linha da melhor tradição de Hemingway. 
A visão a um tempo lúcida e desencantada da vida, ombreando paradoxalmente com a confiança e a plenitude dos anos de criação, o retrato objetivo de muitos dos grandes escritores da nossa época que, como ele, respiravam no ar de Paris o melhor estímulo de aprendizagem e formação, a evocação dessa cidade incomparável, com os seus bistros, os seus velhos castanheiros, os cais, os boulevards, as pontes, imprimem a "Paris é uma Festa" um lirismo saudoso e pungentemente dramático. 
Aí encontramos o jovem Hem, no começo de uma carreira que se ignorava se terminaria na ignomínia ou na glória. 
Aí o encontramos, de algibeiras vazias e a cabeça povoada de sonhos, atento aos mais simples prazeres da vida. Aí o encontramos, ainda moço e rebelde, pronto a invadir o mundo e a sacudi-lo com os abalos da sua rebeldia genial."