quarta-feira, julho 22, 2015

O Geoparque de Arouca

Um Geoparque é um território com limites bem definidos que possui um notável Património Geológico aliado a toda uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável.
Os três principais propósitos de um Geoparque são:
- A Geoconservação 
- A Educação para o Desenvolvimento Sustentável 
- O Turismo 

O Geoparque de Arouca, corresponde à área administrativa do concelho de Arouca. É reconhecido pelo seu património geológico que tem relevância internacional, com particular destaque para as Trilobites gigantes de Canelas, para as Pedras Parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva.
Este valioso património geológico está inventariado e cobre um total de 41 geossítios.  Em simultâneo e em complementaridade, associam-se outros importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos, desportivos e/ou culturais e ainda a promoção da etnografia, artesanato e gastronomia da região, tendo como objectivo a atracção de um turismo de qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.

Muitos destes sítios de interesse encontram-se integrados numa Rede de Percursos Pedestres (13), numa perspectiva de valorização e divulgação e promoção deste inestimável património.

Aproveite as férias de verão e vá até lá. Descubra este Geoparque e desfrute da natureza e da cultura de mais um belo recanto do nosso país.

Sem comentários: