terça-feira, fevereiro 17, 2015

O Carnaval de Torres Vedras: "O mais português de Portugal"

O Carnaval de Torres Vedras é das poucas festividades de carnaval que se mantêm fiéis às tradições da comemoração do Entrudo em Portugal. Este carnaval conta, na celebração destes dias de festa, com a participação espontânea de milhares de cidadãos.
Actualmente o Carnaval de Torres é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pela Real Confraria do Carnaval de Torres e pela empresa municipal de organização de eventos Promotores.
Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritariamente mascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile.
A interacção entre o público e os mascarados é feita através do arremesso de "cocotes" (pequenos objectos, feitos de papel e restos de serradura e borracha) entre ambos. No sabado à noite há um desfile de grupos de mascarados, que nos últimos anos contou com mais de 3000 figurantes.
A música é também toda ela local, tentando manter as raízes portuguesas. O "tocandar" é o veiculo fabricado pela câmara para fazer de palco móvel à banda torrenense "Improviso Jazz" que anima o Carnaval com música brasileira e portuguesa.
O Carnaval de Torres Vedras auto -  intitula-se de "O mais português de Portugal". Se não acredita, assista ao vídeo que se segue.

Sem comentários: