quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Morte do Galo do Entrudo

O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é uma outra forma de brincar ao carnaval. Acontece na cidade da Guarda, Região Centro de Portugal.
É um Carnaval 100% português, que está baseado em tradições populares como a queima do Entrudo.
Um espectáculo comunitário, baseado na cultura tradicional, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho e também actores, músicos e animadores profissionais.
O Galo representa a Crise, a Corrupção e todos os outros males que afligiram os portugueses durante o ano. O Galo é, por isso, julgado em Praça Pública (neste caso na Praça Velha) e queimado num ritual expiatório.
O Julgamento do Galo é uma tradição de diversas localidades portuguesas, nomeadamente do concelho da Guarda, que aproveitam esta época do ano para espantar os seus males.
Centenas de pessoas das colectividades do concelho da Guarda participam activamente no espectáculo comunitário "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo", que tem produção do Teatro Municipal da Guarda/Culturguarda, sendo uma parceria entre a Câmara Municipal e a Agência para a Promoção da Guarda.

Sem comentários: