sábado, julho 19, 2014

O Outro Lado do Dubai

O Dubai é uma cidade correspondente ao emirado com o mesmo nome e que está localizada nos Emirados Árabes Unidos (uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes). O Emirado do Dubai está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico (na Península Arábica), sendo um dos sete emirados que compõem o país. Dos sete emirados, o Dubai é o mais populoso, com aproximadamente 2 262 000 habitantes. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para se diferenciar do emirado homónimo. A cidade (da qual existem registos com pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU)  é conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e pelos seus enormes arranha-céus e largas avenidas.
No moderno mundo árabe o Dubai destaca-se pelas suas maravilhas arquitectónicas. Desde as ilhas artificiais aos monumentais prédios que rivalizam entre si por serem desenhados pelos melhores gabinetes de arquitectura que há no mundo. No entanto, curiosamente, esta espectacular Cidade Estado tem um problema sério de falta de saneamento básico.
É verdade, em toda esta cosmopolita cidade não há esgotos ou melhor, cada prédio tem um reservatório para a retenção dos dejectos que são, posteriormente, retirados para camiões cisterna.
Uma das explicações para esta insuficiência grave, poderá ser a orografia do Dubai, porque tem uma cota muito baixa em relação ao mar. O vídeo abaixo mostra a inacreditável fila de espera, para a descarga dos dejectos,  de centenas de camiões cisterna!  Alguns motoristas dizem que estão à espera há 3 dias. Ouvindo com atenção o que eles dizem, ficam algumas dúvidas no ar. Uma delas é, onde são lançados estes dejectos? Ora veja!

Sem comentários: