sábado, julho 12, 2014

llha de Sark: Um Lugar Incrível

Sark é muitas vezes considerado como o último estado feudal da Europa e a melhor ilha para se observar o céu estrelado.
A ilha de Sark é uma ilha pertencente ao grupo das ilhas do Canal que pertence administrativamente ao bailiwick de Guernsey (que se situa a norte da Normandia, entre o canal da Mancha e o golfo de Saint-Malo. Divide-se em dois grupos de ilhas: o principal inclui as ilhas de Guernsey, Sark, Herm, Brecqhou e Jethou; o secundário, situado a nordeste, ao largo do cabo francês de La Hague, inclui as ilhas de Alderney e Burhou. O território mais próximo é Jérsia, a sueste, seguindo-se a França a oeste e a Inglaterra a norte).
A ilha de Sark possui 6,40 km² e uma população de 610 habitantes (2002). A população fala o inglês ou um dialeto normando (sercquiais ou sark-francês).
Na ilha não são permitidos carros e os únicos meios de transportes são as bicicletas, os  tractores ou veículos conduzidos por cavalos. A ilha está dividida em duas partes: Little Sark e Greater Sark, reunidas por um istmo chamado La Coupée.
À ilha de Sark pertence Brecqhou, uma ilha privada que não se pode visitar.
Se bem que existissem comunidades monásticas na Idade Média, a verdade é que a ilha estava desabitada no século XVI e era usada como base, para ataques de piratas. Em 1565, a Rainha Isabel I concedeu-a como feudo ao nobre Helleir de Carteret, para ele a povoar com 40 famílias e a proteger dos piratas.
Em Dezembro de 2008 os cerca de 500 eleitores, elegeram pela primeira vez os 28 membros do novo Parlamento. De um lado estavam os irmãos Barclay, que vivem num castelo privado no rochedo de Brecqhou. Os gémeos multi-milionários, David e Frederik, donos da cadeia de hotéis de luxo Ritz e do jornal The Telegraph, chegaram a Sark no início dos anos 90, compraram hotéis e fizeram investimentos. Os seus partidários queriam modernizar a ilha onde não existe iluminação nas ruas. Do outro lado, estavam os apoiantes do Senhor (o atual Seigneur -Senhor- de Sark é John Michael Beaumont), que se opunham aos planos dos Barclay e dos seus partidários, porque querem manter a tradição de Sark, o seu modo de vida e o seu isolamento.
Na eleição, venceram os defensores da tradição. Os derrotados irmãos Barclay  anunciaram que abandonariam os seus negócios e os seus planos para Sark e que ficariam refugiados no seu castelo. Veja agora a excelente apresentação que se segue, e aprecie esta bela e íncrivel  ilha.
  
Aprecie também o vídeo abaixo, que lhe mostra o que pode ver e fazer quando chegar a Sark.

Sem comentários: