terça-feira, abril 01, 2014

O Conflito do Darfur

O Conflito do Darfur é um conflito armado de carácter étnico, iniciado em 2003, opondo os povos não-arabizados da região de Darfur, no Oeste do Sudão, a etnias arabizadas apoiadas pelo regime islâmico de Cartum.
A situação de genocídio ou limpeza étnica no Darfur, parece não ter nem fim nem abrandamento. Só no começo do verão de 2007 é que a ONU alinhou na denúncia de genocídio e no reconhecimento de uma urgência de intervenção da comunidade internacional na região.
De recordar que esta situação de crise humanitária e militar não decorre das anteriores guerras civis sudanesas (1955-1972 e 1983-2005), entre o Norte arabizado e muçulmano e o Sul, cristão e de tradição centro-africana, ambos os conflitos com milhões de mortos, desaparecidos e deslocados. No Darfur, a maioria da população, de ambas as fações em conflito, é muçulmana.
Se quiser ficar a saber um pouco mais sobre este conflito, siga com atenção a apresentação que se segue e que foi elaborada por alunos do 12º B, para a disciplina de Geografia C, com o título: "Darfur: O Drama do Ruanda em Câmara Lenta".

Sem comentários: