quinta-feira, abril 03, 2014

Before They Pass Away

Há no mundo vários povos em vias de extinção. Estima-se que haja, entre 300 e 500 milhões de indígenas, divididos em mais de 5 mil tribos e culturas, falando mais de 500 línguas diferentes, em mais de 70 países.
Na América Latina, haveria mais de 50 milhões, localizados, na sua maioria, na Bolívia, Guatemala, Peru e Alto Amazonas.
O processo de extinção deve-se a vários factores que vão desde a discriminação, à redução dos seus territórios, ao esquecimento dos governos, ao desaparecimento de espécies de que dependem, a assassinatos ou tão somente ao envelhecimento demográfico.
Actualmente a etnia em maior risco de extinção é a dos bosquímanos. Este povo está a ser particularmente perseguido e dizimado, nos últimos anos de guerra na zona central da África.
Eles apareceram há cerca de 20 mil anos atrás, no Kalahari, onde permaneceram e se multiplicaram até à chegada dos colonizadores brancos que os denominaram "bosquímanos", porque viviam nos "bosques", eram nómadas e muito primitivos.
Os vários milhões foram reduzidos a menos de cem mil pela escravidão, pelos massacres, pelo canibalismo das tribos circunvizinhas e pela colonização que os expulsou de seu habitat natural. Hoje, não possuem mais terras para a sobrevivência e, desde 1986, foram privados de qualquer direito sobre as terras dos seus ancestrais pelo governo de Botsuana, que iniciou uma luta de perseguição e genocídio, afastando-os das melhores terras para lugares que não lhes permitem plantar.
Conheça alguns destes povos através da apresentação que se segue e que contém algumas das excelentes fotografias de Jimmy Nelson.
O fotógrafo britânico Jimmy Nelson decidiu viajar pelo mundo durante três anos, visitando 35 tribos nos cinco continentes, que resistem à ameaça de extinção. Para memória futura reuniu as fotografias no seu projeto fotográfico "Before They Pass Away" ("Antes que desapareçam", em tradução livre).
Os integrantes destas tribos sobrevivem num tempo próprio, que resiste aos avanços de uma globalização inevitável.

Sem comentários: