sábado, janeiro 25, 2014

Um Facto Extraordinário

A Coreia do Norte está  imparável. Tornou-se a primeira potência mundial a enviar um ser humano para o sol!
Acha que estou a brincar? Olhe que não estou mesmo! De acordo com algumas notícias obtidas on line, a Coreia do Norte confirmou o envio  para o Sol do jovem Hung Il Gong, de 17 anos. Este jovem é sobrinho do líder supremo Kim Jong-un,  e terá chegado à estrela do nosso sistema solar, em pouquíssimas horas. Uma fonte do governo norte-coreano afirmou: "Temos o prazer de anunciar que foi feita uma bem sucedida missão de colocar o homem no Sol. A Coreia do Norte bateu todos os outros países do mundo. Hung Il Gong é um herói e merece ser recebido como um herói quando voltar para casa esta noite".
Entretanto, para perceber melhor os factos extraordinários que de vez em quando ocorrem na Coreia do Norte, pode ficar a conhecer um pouco melhor este país asiático, quer através deste post e respectivas  ligações, quer através do vídeo BBC que se encontra abaixo.
A Coreia do Norte, oficialmente República Democrática Popular da Coreia, é um país do leste asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia e tem uma área de 120.540 km². A maior parte da fronteira da Coreia do Norte é com a República Popular da China e uma pequena parte a norte com a Rússia; a fronteira a sul é com a Coreia do Sul, ao longo da Zona Desmilitarizada da Coreia. A oeste, há o Mar Amarelo e a Baía da Coreia, e a leste, é banhada pelo Mar do Japão. O ponto mais alto deste país é a Montanha Baekdu com 2 744 metros de altura. O rio mais longo é o rio Amnok, que corre por 790 km. A sua capital e maior cidade é Pyongyang.
A população da Coreia do Norte (cerca de 23 milhões de habitantes)  é considerada uma das populações mais homogéneas étnica e linguisticamente do mundo, embora com um número muito pequeno de chineses, japoneses, vietnamitas, sul-coreanos, e uma minoria de europeus expatriados.
A Coreia do Norte é um estado unipartidário, liderado pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia. O governo do país auto - declara-se seguidor da ideologia juche, desenvolvida por Kim Il-sung, ex-líder do país. Juche tornou-se a ideologia oficial do Estado quando o país adoptou uma nova constituição em 1972. A Coreia do Norte é oficialmente uma república socialista, embora considerada a nível mundial como sendo uma ditadura totalitarista estalinista. A Coreia do Norte descreve-se como um Estado Juche (auto - suficiente), mas é descrita por alguns analistas como uma monarquia absolutista de facto, ou uma "ditadura hereditária" com um acentuado culto de personalidade organizado em torno de Kim Il-sung (o fundador do país e seu único presidente) e do seu falecido filho, Kim Jong-il. É considerado, também, um dos países mais isolados do mundo devido a um embargo económico causado pela sua insistência em testar e desenvolver armas nucleares.

Sem comentários: