sábado, outubro 30, 2010

Ando Devagar Porque Já Tive Pressa

Ando Devagar ou Tocando em Frente é uma música escrita e composta por Almir Sater (que é um compositor, cantor, tocador de viola e actor brasileiro - 1956) e Renato Teixeira (que é também um compositor e cantor brasileiro - 1945).
Conta-se que num dia qualquer em que Almir Sater estava em São Paulo, para a realização de uma temporada musical, saiu do seu apartamento para tomar um cafézinho num mercado poróximo. Quando chegou ao mercado, encontrou Renato Teixeira que o convidou para experimentar uma viola nova que acabara de comprar.
Enquanto tomavam café, Almir Sater dedilhou a viola e soltou... "Ando devagar"... ao que Renato Teixeira acrescentou de imediato ..."porque já tive pressa".
Dizem as más línguas que esta maravilha ficou pronta em 10 minutos.
Tempos mais tarde, alguém perguntou a Almir Sater como é que esta música fora feita e ele respondeu...
“Ela já estava pronta... Deus apenas esperou que eu e o Renato nos encontrássemos para mostrá-la pra gente".
Não sei se isto é lenda ou e é verdade... Mas, isto, também não tem importância.
A música e a letra são realmente espetaculares...
Uma música e letra raras, feitas num raro momento de inspiração.
Confira aqui a letra , e ouça a música que escolhi para hoje.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Os Salteadores

Álvaro Feijó mais conhecido por Abi Feijó (1956) é um cineasta e produtor cinematográfico português, que se dedica sobretudo ao cinema de animação. Abi, é um cineasta reconhecido e detentor de vários prémios e menções honrosas.
Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto em arte gráfica e design e foi o fundador de O Filmógrafo em 1987, assim como da Casa da Animação no Porto, em 2000. Em relação à sua filmografia, destacam-se: Oh que Calma (1985); A noite saiu à rua (1987); Os Salteadores (1993); Fado Lusitano (1995) e Clandestino (2000).
Proponho-lhe que veja a parte 1 de um filme de animação (B&W), de Abi Feijó, baseado num conto de Jorge de Sena. A acção de Os Salteadores (Alfândega Filmes - 1993) decorre nos anos 40 (na sequência da guerra civil espanhola), nas montanhas do Norte de Portugal.
Não perca, vale mesmo a pena.

quinta-feira, outubro 28, 2010

The King of Rock'n Soul

Solomon Burke (1940 — 2010), conhecido como The King of Rock 'n Soul e Big Soul, foi um cantor e compositor de música soul, gospel e rock americano. Foi também o responsável pela introdução de ritmo gospel, nas músicas de soul e rock & roll.
De origem humilde e bastante católico, foi pregador e mestre de cerimónias de um programa de rádio gospel. É o autor de temas como "Down In The Valley" (cuja versão mais conhecida se encontra na voz de Otis Redding), "Cry to Me" (que ficará para sempre associada ao filme Dirty Dancing), Proud Mary ou "Everybody Needs Somebody to Love", que os Rolling Stones tornaram mundialmente famosa.
Solomon Burke teve um início de carreira fulgurante com inúmeros singles nos top durante os anos 60. Nas décadas seguintes passou injustamente ao lado dos grande palcos. Neste século, contudo, Burke teve finalmente o reconhecimento que merecia. O seu nome foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2001, o seu álbum Don't Give Up On Me (2002) incluia canções especificamente compostas para ele por gente como Tom Waits, Bob Dylan, Brian Wilson, Elvis Costello e Van Morrison, a sua parceria com os Blind Boys of Alabama, I Pray On Christmas, ganhou um Grammy; o seu álbum Nashville (2006) dedicado a uma das suas grandes paixões musicais, o country contou com a colaboração de Dolly Parton, Emmylou Harris e Gillian Welch; e o seu último álbum Like a Fire conta com temas escritos para ele por figuras como Eric Clapton, Ben Harper e Keb'Mo'.
Solomon Burke "O Rei do Soul Rock" comemorou seu 70.º aniversário em Março de 2010 e visitou o Japão em Maio do mesmo ano, antes da sua turné por toda a Europa em Julho (incluindo Portugal) e Agosto de 2010. Faleceu no dia 9 de Outubro, no Aeroporto de Amsterdão (Schiphol).
Ouça-o e veja-o, agora, num medley de soul dedicado a B.B. king, Joe Tex, Otis Redding; Wilson Picket, etc.


E agora, veja o vídeo onde Solomon Burke interpreta Proud Mary.

quarta-feira, outubro 27, 2010

Princesa Prometida

Aldina Duarte é uma cantora portuguesa. Nasceu em Lisboa tendo crescido no bairro social de Chelas.
Começou a trabalhar num jornal, depois numa rádio e por fim no Centro de Paralisia Cerebral. Cantou no coro de um grupo meio musical, meio teatral, Valdez e as Piranhas Douradas, enquanto trabalhava no Centro de Paralisia Cerebral.
Participou no filme "Xavier", de Manuel Mozos, onde interpretava o fado "A Rua do Capelão".
Acabou, depois, a cantar fado nas lides fadistas do Clube do Fado, à Sé, em Lisboa.
O repertório do seu álbum de estreia ("Apenas o Amor"), foi repescado de entre alguns dos espécimes mais dignos do fado tradicional ("Fado Menor", "Fado Bailado", "Fado Carriche", "Fado das Horas", "Fado Tango", "Fado Laranjeira"), com especial predominância para o fado menor. Os temas das letras, escritos pela própria Aldina Duarte, acompanham essa escolha.
No segundo álbum, "Crua", inclui 12 fados tradicionais, com letras de João Monge.
Em 2008 lançou o disco "Mulheres Ao Espelho". A antologia "DIGA 33 - OS POETAS DAS QUINTAS DE LEITURA", inclui o poema "Princesa Prometida" da sua autoria.
Aprecie o video clip (realizado por Ricardo Rezende) de Princesa Prometida que é um fado do álbum de Aldina Duarte: Mulheres ao Espelho.

terça-feira, outubro 26, 2010

Pensar é transgredir

Não faço o que quero
faço o que posso.
E o que posso passa
pelo passo da dificuldade.

Palavras tenho poucas,
duras, despidas estacas,
complicando a minha escolha.

Ermas e perfiladas
ergo-as ao sol na vertical
e são monótonas e dão sombra.

Com elas levanto quatro nuas
paredes, um tecto em forma
de prece. Dificilmente
construo uma casa fácil

Fácil é fazer difícil,
difícil fazer o fácil.
Rui Knopfli (1932 - 1997)
um poeta que nasceu em Inhambane, Moçambique

segunda-feira, outubro 25, 2010

They don't care about us

Imagina prisioneiros dançarinos? Então veja o vídeo que escolhi para hoje e que foi filmado (em HD) numa prisão de alta segurança.
Os dançarinos são prisioneiros do Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu, nas Filipinas. Têm imensas coreografias - que fazem sucesso, muitas no youtube e que foram uma idéia de Byron Garcia, um consultor de segurança do governo da província de Cebu. Byron Garcia afirma que a rotina de exercícios melhorou "drasticamente" o comportamento dos presos e que dois ex-detidos se transformaram em dançarinos desde então. "Usando a música, pode envolver-se o corpo e a mente. Os prisioneiros têm que contar, memorizar passos e seguir a música", disse Garcia à BBC.
"Os prisioneiros dizem-me: "é preciso colocar a mente longe da vingança, da loucura, de planos para escapar da prisão ou de planos para nos juntarmos a um gangue", acrescentou Garcia.
A dança é obrigatória para todos os 1,6 mil detidos na prisão de Cebu, excepto para os idosos e doentes.
Conseguiram negociar a visita à prisão do antigo coreógrafo de Michael Jackson, Travis Payne e dos dançarinos Daniel Celebre e Dres Reid para aprender algumas performances de This is it.
Na minha opinião, este é o melhor dos vídeos realizados pelos já famosos prisioneiros filipinos, não só pela coreografia (do filme This Is It) mas também pela letra (They don't care about us) e pela mensagem que transmite.
Simplesmente fantástico! Não perca. Vale a pena ver!

domingo, outubro 24, 2010

Encorajar ajuda ainda mais




Corrigir, ajuda;
encorajar, ajuda ainda mais.

Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (1749 — 1832) foi um escritor e pensador alemão que também se dedicou à ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu (finais do século XVIII e inícios do século XIX).