sábado, abril 24, 2010

Olha o Avião!

Antes de ir ao aeroporto esperar alguém, pode verificar a localização do vôo e perceber se falta muito ou pouco tempo para a aterragem.
Se é curioso, pode ver em tempo real as aeronaves comerciais que estão no espaço aéreo de Portugal. Para isso, basta clicar aqui!
Se clicar em cima de cada aeronave poderá ver as informações sobre o respectivo voo.
O tráfego marítimo também está assinalado. Aí obtém indicações acerca do nome do navio, da velocidade e das dimensões do mesmo! Mas, pode verificar,também, onde estão as sondas de investigação acerca do estado de tempo, lançadas pelo Instituto de Meteorologia e Geofísica.
Este é um projecto português criado com objectivos pedagógicos (em Junho de 2009) por duas pessoas (Ricardo Lopes e Eduardo Arraia) entusiasmadas pela aeronáutica, telecomunicações, electrónica e software de computadores.
Aproveite! Este é um projecto que está à sua disposição.

sexta-feira, abril 23, 2010

Os Livros

Os livros são volumes facilmente transportáveis. Podem ser manuscritos (os mais antigos)ou impressos (os mais recentes). Podem ou não conter imagens. O seu conteúdo pode ser literário, histórico ou científico.
Para as ciências documentais o livro é considerado uma monografia. Este termo serve para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, etc.
O livro é um produto intelectual (encerra conhecimentos e expressões individuais ou colectivas). É, também, um produto de consumo (um bem cuja produção é realizada por meios industriais: impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é o trabalho do autor. Já a produção dos livros, no que diz respeito a transformar os originais num produto comercializável, é tarefa do editor. Outra função associada ao livro é a recolha, organização, catalogação e indexação de colecções de livros. Estas são as tarefas típicas dos bibliotecários. Finalmente, os livreiros têm como função principal vendê-los nas livrarias generalistas ou da especialidade.
Mas, acima de tudo, o livro é um amigo e ler é um prazer.
Leia mais, porque ler está na moda.

Com as páginas de um livro...

"É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido".
José Saramago, (Nascido em Azinhaga - Portugal em 1922).



No Dia Mundial do Livro não poderia deixar de lhe dizer que os Books são um produto revolucionário e uma tecnologia eficiente.
Não acredita? Não acredita mesmo? Então veja o vídeo que lhe proponho.
Mas, se prefere outro tipo de tecnologias pode clicar aqui.
Não se esqueça, contudo, que Ler Está Na Moda!



quinta-feira, abril 22, 2010

Dia da Terra

Hoje 22 de Abril comemora-se o quadragésimo aniversário do Dia da Terra.
O 40º aniversário poderá ser reconhecido pelas futuras gerações como um ponto de partida para um mundo apostado na sustentabilidade global simbolizada pelo nascimento da chamada "Geração Verde”.
A campanha da Geração Verde defende os princípios de um futuro livre de carbono baseado nas energias renováveis; numa aposta individual no consumo responsável e na criação de uma nova economia verde que ajude os povos a saírem da pobreza.
Pense também no que pode fazer para que a Terra, no futuro, seja um lugar melhor. Senão por si, pense no futuro dos seus filhos e netos.
Quer saber o que poderá ajudar a terra?
São os negócios sustentáveis, a reciclagem de lixo, a consciencialização de cada um, o não desperdiçar água …
Faça a sua parte!
Pelo bem do planeta!

quarta-feira, abril 21, 2010

Assobiar com Arte!

NÃO DEIXE DE O VER E OUVIR! É ESPANTOSO!!!
Geert Chatrou, assobiando as Czardas, de Vittorio Monti, com a Orquestra Sinfónica de Kiel.
Geert Chatrou é campeão mundial e faz do assobio uma arte e uma profissão. Graças ao assobio editou dois discos: Chatroubadour (2005) e Ornithology (2008).
A Czarda é um dança tradicional húngara, viva e alegre, normalmente acompanhada por um conjunto de violinos. Também se pode designar por czarda apenas a música. São famosas as Czardas de Monti.
Vittorio Monti (1868 – 1922) foi um compositor, violinista e chefe de orquestra italiano. Nasceu em Nápoles e aí estudou composição e violino. Por volta de 1900 tornou-se o chefe da orquestra Lamoureux de Paris. Foi aí que escreveu as partituras de vários bailados e de algumas operetas, como por exemplo o Natal de Pierrot. No entanto, a sua única obra famosa, foram as Czardas escritas em 1904, e, tocadas por quase todas as orquestras ciganas.

terça-feira, abril 20, 2010

Ruínas Maravilhosas


As ruínas de Angkor foram consideradas pela Unesco, Património Mundial da Humanidade e, recentemente, obtiveram a designação de a Oitava Maravilha do Mundo. Situam-se num dos países mais pobres do mundo: o Camboja.
Estes monumentos (cerca de 1000 ruínas), construídos entre os séculos XI e XII, ocupam a área de Angkor, destacando-se o templo Angkor Wat. Este é considerado o maior monumento religioso do mundo. Á época poderia ser considerada a cidade pré-industrial daquela região. Tinha um elaborado sistema de infra-estruturas e uma malha urbana que se estendia por mais de 1000 Km2.
Desses tempos áureos restam as ruínas destes templos, que têm despertado a atenção de turistas de todo o mundo, que ali se deslocam para as admirar.
A beleza dos monumentos e o ambiente onde se inserem fazem deste cenário, um dos mais belos do mundo. As ruínas e as esculturas confundem-se e fundem-se com a vegetação, o único elemento que durante anos, tiveram como companhia.
Muitos templos foram recuperados, no entanto, ainda existem muitas ruínas não restauradas. Delas fazem parte, mosteiros, palácios, bibliotecas, residências de antigos reis (hinduístas e budistas) cuja grandiosidade e riqueza de detalhes, esculturas e entalhes nas rochas e paredes, contam lendas dos deuses hindus e da vida de Buda.

Aprecie, agora, esta apresentação sobre este maravilhoso património da humanidade.

segunda-feira, abril 19, 2010

Furacões, Tufões e Ciclones

Furacões, tufões e ciclones: acha que são coisas diferentes? Ora veja!
O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (centro de baixas pressões ou depressão barométrica) de forte intensidade. Ele compreende, às vezes, centenas de tempestades, podendo estender-se por centenas de quilómetros. Estes ciclones de grande intensidade são denominados de furacões na América do Norte e na região das Caraíbas, de tufões no sudeste asiático e de willi-willi no Oceano Índico e na Austrália.
Nos ciclones, centros de baixas pressões ou depressões barométricas normais os ventos podem atingir entre 36 e 62 km. Se os ventos se intensificam (de 63 a 118 km/h), numa questão de um ou dois dias a circulação torna-se mais nítida e circular e surge uma tempestade tropical que origina chuvas fortes e à qual é dada um nome. Este é escolhido a partir de uma lista preestabelecida por ordem alfabética de nomes de homem e mulher alternadamente. Como por exemplo, Allison, Barry, Chantal, Dean, Erin, Felix, Gabrielle, Humberto, Iris, Jerry, Karen, Lorenzo, Michelle, Noel, Olga, Pablo, Rebekah, Sebastian, Tanya, Van, Wendy. As letras Q, U, X, Y e Z não são usadas. No caso de haver mais de 21 tempestades, começa-se a usar o alfabeto grego - o que nunca aconteceu até 2005.
Se a pressão continuar a baixar (podendo descer até 870 mb) e os ventos excederem os 118 km/h, desenvolve-se um olho no centro da tempestade e verifica-se uma rotação cada vez mais nítida em torno do mesmo. A tempestade torna-se, assim, num furacão.
Os furacões são, então, ciclones tropicais intensos com ventos máximos constantes de 118 km/h ou mais (com velocidades máximas de rajadas de ventos que raramente excedem os 370 km/h) e com um diâmetro que é em média de 600 km (mas que pode ir até aos 1500 km). Surgem sobre as águas quentes dos trópicos (entre 5º e 15º de latitude) e cobrem áreas muito vastas. Perdem rapidamente a sua força e intensidade ao entrarem em terra ou em águas frias.
Para um furacão se formar e subsistir, a água dos oceanos tem que estar a mais de 26,5ºC até uma profundidade de cerca de 50 metros (para fornecer a humidade necessária) e tem que existir uma humidade relativa elevada na baixa e média troposfera.
Há ainda quem confunda tornado com furacão. Contudo, o tornado é um fenómeno local, enquanto o furacão pode ter um diâmetro até 1.000 km. Além do mais, o tornado é acompanhado de ventos ainda mais violentos do que o ciclone, mas ele só dura algumas horas, enquanto que um furacão pode durar semanas e percorrer milhares de quilómetros.
Pode assistir, agora, a três vídeos. O primeiro sobre tufões ou furacões e tornados.
O segundo e o terceiro mostram a formação de dois furacões. O Luís e o Katrina. Este foi considerado um dos mais violentos e aquele que teve maiores e mais inesperadas consequências.

Tufões, Furacões e Tornados




O Furacão Luís



Furacão Katrina

domingo, abril 18, 2010

Tornados & Trombas d'água

Nos últimos dias o país foi atingido por um fenómeno meteorológico pouco habitual e de difícil previsão: trombas de água.
No caso de Lisboa (a 14 de Abril), formou-se sobre o Tejo, na zona de Santa Apolónia. Durou menos de um quarto de hora, mas chegou para assustar quem viu e fez estragos por onde passou.
A outra tromba d'água atingiu (durante alguns segundos) Tavira (16 de Abril) e provocou estragos no Centro Náutico daquela cidade.
A situação explica-se porque uma depressão entre o arquipélago da Madeira e o Continente tem estado a provocar grande instabilidade - um dos ingredientes fundamentais para a formação de trombas d' água e de tornados.
A tromba de água, é um fenómeno meteorológico semelhante aos tornados que se forma sobre o mar ou sobre massas de águas interiores de grande extensão (rios e lagos). Consiste na formação de um vórtice intenso, em forma de um estreito funil, que gira rapidamente em volta de si mesmo, ligando a superfície da água à base de uma nuvem cumuliforme. A tromba de água eleva na sua base grande quantidade de borrifos de água, que projecta em todas as direcções. O fenómeno é mais frequente nas regiões tropicais, mas pode, também, ser encontrado nas regiões de latitude média. A expressão tromba de água é por vezes incorretamente utilizada para designar uma tempestade de grande intensidade, em geral associada à passagem de um cumulonimbo.


Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante algumas tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina descida da pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho. Este fenómeno acontece geralmente sobre planícies, porque a ausência de obstáculos facilita a circulação do ar a grandes velocidades.
Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença de nuvens cumulonimbus. Porém não é incomum observar o surgimento desses ciclones durante a noite.
Esses cones de ventos rotativos e arrasadores podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Porém há certas regiões que são mais propensas à formação de tornados, como a parte central dos Estados Unidos da América (a "Tornado Alley") ou o "corredor dos tornados da América do Sul" que inclui o Uruguai, norte da Argentina e a porção centro-sul do território brasileiro.
A intensidade dos tornados é classificada na escala Fujita que vai de F0 até F5, Quanto maior a numeração mais forte é o tornado. Um tornado do tipo F5 é muito violento e é capaz de arrancar as pavimentações das estradas e de levantar edifícios.
A coloração cinzenta ou acastanhada dos tornados ocorre devido aos detritos e à poeira que deslocam.
Da mesma maneira que se confundem as trombas de água com os tornados, também é comum a confusão entre tornados e furacões. Estes são também dois fenómenos bem distintos.