sábado, janeiro 09, 2010

Ruin'Arte

Proponho-lhe hoje um vídeo que mostra um retrato de Portugal em ruínas.
Este vídeo fala de Ruin'Arte. Ruin'Arte é um projecto de livro que já conta com fotografias de perto de centena e meia de estruturas deixadas ao abandono. É um retrato desolador do país, ainda que marcado por uma beleza decadente. É arrepiante ver os sinais de uma história que se deixa cair, que se deixa levar pelo espírito da decadência.
O fotógrafo (Gastão Freire de Andrade de Brito e Silva) tem toda a razão: há coisas fabulosas, neste nosso país, que estão ao abandono. Obras fantásticas, com um enorme significado histórico, comidas pelas (h)eras, destroçadas pelo tempo. E a pergunta é: Como é possível? Porque é que isto acontece?
O centro das nossas cidades está a ficar cada vez mais ao abandono. Em contrapartida, constrói-se cada vez mais nos arredores das cidades. Assim, o nosso património construído vai entrando em decadência, fica abandonado até que desmorona ...


/div>

sexta-feira, janeiro 08, 2010

O Padrão do Chão Salgado


Pouco depois do terramoto de 1755 que abalou Lisboa, abateu-se a tragédia sobre a família dos Távoras. Faz hoje precisamente 251 anos.
Ora veja, mais este episódio de Lisboa Debaixo de Terra, que relata estes trágicos acontecimentos e as marcas que deles restam na nossa cidade capital.
O Padrão do Chão Salgado, no Beco do Chão Salgado, é um dos vestigíos que ainda subsistem desses tempos conturbados.




quinta-feira, janeiro 07, 2010

Caminho

I

Tenho sonhos cruéis; n'alma doente
Sinto um vago receio prematuro.
Vou a medo na aresta do futuro,
Embebido em saudades do presente...

Saudades desta dor que em vão procuro
Do peito afugentar bem rudemente,
Devendo, ao desmaiar sobre o poente,
Cobrir-me o coração dum véu escuro!...

Porque a dor, esta falta d'harmonia,
Toda a luz desgrenhada que alumia
As almas doidamente, o céu d'agora,

Sem ela o coração é quase nada:
Um sol onde expirasse a madrugada,
Porque é só madrugada quando chora.

Camilo Pessanha

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Dia de Reis

Hoje é o Dia de Reis, o dia que encerra esta quadra natalícia. Assinala-se a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior - ou Melchior - e Baltasar) foram visitar e oferecer presentes (ouro, incenso e mirra) ao Menino Jesus.
É o dia em que são desarmados os presépios e em que são retirados todos os enfeites natalícios.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido teria recebido a visita de uns magos e que ocorrera no dia 6 de Janeiro. Assim, a noite do dia 5 de Janeiro e a madrugada do dia 6 é conhecida como Noite de Reis.
Em Espanha e em alguns países hispânicos é tradição dar as prendas de Natal, às crianças, neste dia. As crianças deixam, na janela, os sapatos com erva, para que os camelos dos Reis Magos se possam alimentar e retomar a sua viagem. Em troca os Reis Magos deixariam, às crianças, doces e prendas.
No nosso país é também tradição comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve oferecer o Bolo-Rei no ano seguinte.
Faz também parte da tradição portuguesa cantarem-se, neste dia, as Janeiras ou as canções do dia dos Reis Magos.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Tell me why

Declan Galbraith (nasceu a 19 de Dezembro de 1991 em Hoo St Werburgh, Kent) é um cantor inglês de origem escocesa e irlandesa. O avô esteve ligado a uma banda que misturava as tradições musicais escoceses e irlandeses . Daí que Galbraith o tenha tido como a sua primeira influência musical. Embora seja um cantor e cidadão britânico, Declan é mais famoso e conhecido no exterior, sobretudo na Alemanha e na China. É interessante referir que na China, as suas canções foram escolhidas para fazerem parte do currículo educacional chinês com o objectivo das crianças chinesas aprenderem o idioma inglês. Os seus mais recentes álbuns são Declan (2002) Thank You (2006) You and Me (2007).


Ouça-o, no início da carreira, com a interpretação do tema: Tell me why.

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Ilha Socotra ou Socotorá

Esta ilha simplesmente não tem nada a ver com o que é considerado “normal” para uma paisagem terrestre. Se acordasse lá, provavelmente pensaria que está noutro planeta ou que, pelo menos, viajou no tempo até uma era remota.
A Ilha de Socotra situa-se no Oceano Índico e tem um clima árido. Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos. Tal como as ilhas Galápagos, possui cerca de 700 espécies raras e com um aspecto muito original.
Ali existem exemplares incríveis de plantas e algumas espécies não apresentam variações nos últimos 20 milhões de anos. Daí que Socotrá seja a segunda maior reserva da biosfera do mundo a seguir às Galápagos.
Outra particularidade notável desta ilha (também conhecida como ilha da felicidade) é que foi descoberta pelo explorador português Tristão da Cunha que ali desembarcou nos começos do século XVI e a considerou conquistada por Portugal.

Veja agora esta excelente apresentação dedicada a Socotorá.

domingo, janeiro 03, 2010

As Bodas de Luis Alonso

Gerónimo Giménez y Bellido (1854-1923) foi um director e compositor espanhol, que dedicou a sua vida profissional a escrever zarzuelas, das quais a mais conhecida é a que dá título a este texto.
In 1896, Giménez escreveu O Mundo é uma Comédia ou O Baile de Luis Alonso, baseado num texto Javier de Burgos. Na sequência deste sucesso escreve As bodas de Luis Alonso (1897). Este segundo trabalho teve ainda mais sucesso que o primeiro e tornou-se a sua obra mais famosa.
Assista agora às Bodas de Luis Alonso, peça tocada no Auditório Nacional de Música de Madrid em 2007. O maestro era Enrique García Asensio e nas castanholas estava Lucero Tena.