quinta-feira, julho 08, 2010

Adeus Tila

HISTÓRIA DO SR. MAR
Deixa contar...
Era uma vez
O senhor Mar
Com uma onda...
Com muita onda...

E depois?
E depois...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
E depois...

A menina adormeceu
Nos braços da sua Mãe...
Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila



Matilde Rosa Lopes de Araújo (Lisboa -1921 - 6 de Julho de 2010) foi uma escritora portuguesa, especializada em literatura infantil.
Licenciou-se na Faculdade de Letras, da Universidade Clássica de Lisboa, em 1945. Foi professora do Ensino Técnico-Profissional e formadora de professores na Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Escreveu livros de contos e de poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças (O Livro da Tila – poemas para crianças, 1986; O Palhaço Verde – novela infantil, 1984; História de um Rapaz – conto infantil, 1986 ; O Cantar da Tila – poemas para a juventude, 1986; O Sol e o Menino dos Pés Frios – contos, 1986; O Reino das Sete Pontas – novela infantil, 1986 ; Os Quatro Irmãos – 1983; História de uma Flor – conto infantil; O Sol Livro – textos para o ensino, 1976; Os Direitos da Criança, Unicef, 1977; O Gato Dourado – contos infantis, 1985 ; As Botas de Meu Pai – contos infantis,1981; Camões, Poeta Mancebo e Pobre, 1978; Baladas das Vinte Meninas – poema infantil, 1978; Joana-Ana – conto infantil, 1981 ; A Escola do Rio Verde, 198l;etc.
Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com actividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.
Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes (livro de poesias de 1994).

Ainda da Tila, deixo aqui mais algumas palavras:


"Escrevo à mão... gosto de fazer letra. Gosto de desenhar a letra.
A letra tem uma beleza como a palavra tem uma música.
Um dia na escola da Calçada do Combro fiz uma sessão na Biblioteca. Brincávamos com as palavras. Eu perguntava quais eram as palavras mais bonitas. E uma aluna, magrinha, com umas olheiras até aqui, voltou-se para mim e disse:
"A palavra mais linda é "vosselência""!
Matide Rosa Araújo

1 comentário:

Anónimo disse...

Que o esquecimento nunca se instale e possa a lembrança viajar nas nossas memórias.