terça-feira, abril 27, 2010

O Sara Ocidental

Saara Ocidental (Sara Ocidental ou Sahara Ocidental) é um território na África Setentrional, limitado a norte por Marrocos, a leste pela Argélia, a leste e sul pela Mauritânia e a oeste pelo Oceano Atlântico. A capital é El Aaiún. O Saara Ocidental está na lista das Nações Unidas de territórios não-autónomos desde a década de 1960. O controle do território é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário.
Em 1975, a Espanha abandonou a sua antiga colónia, deixando para trás um país sem quaisquer infra-estruturas, com uma população completamente analfabeta e desprovida de tudo. O vazio criado por Espanha foi aproveitado pela Mauritânia (que se assenhoreou de 1/3 do território) e por Marrocos (que ficou com o restante) que, invocando direitos históricos, invadiram o território.
Em 27 de Fevereiro de 1976,a Frente Polisário proclamou a República Árabe Saaráui Democrática (RASD) e criou um governo no exílio. A RASD é reconhecida internacionalmente por 45 estados e mantém embaixadas em 13 deles, sendo membro da União Africana desde 1984. Carece, contudo, de representação na ONU. O primeiro estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar em 28 de Fevereiro de 1976.
Depois de vários combates a engenharia militar marroquina construiu um imenso muro de betão armado, por trás do qual os soldados marroquinos vivem entrincheirados, protegendo a extração do minério (fosfatos).
Veja, agora, o vídeo que seleccionei para hoje.




Assista,ainda, à apresentação sobre este assunto, elaborada por alunas do 12º C.

Sem comentários: