domingo, julho 18, 2010

Nazaré: Ontem e Hoje

A Nazaré é uma pequena vila portuguesa no distrito de Leiria (região Centro),com cerca de 14 000 habitantes.
É sede de um pequeno município com 80,49 km² de área, subdividido em 3 freguesias. O município é rodeado a norte, leste e sul pelo município de Alcobaça e a oeste confina com o litoral do Oceano Atlântico.
O concelho teve foral em 1514. O município, a vila e a freguesia designaram-se Pederneira até 1912. A Pederneira é actualmente uma localidade da freguesia da Nazaré, mantendo ainda o edifício dos antigos Paços do Concelho, a igreja Matriz e a igreja da Misericórdia. Outro local de interesse na vila da Nazaré é o Sítio. O Sítio da Nazaré é um bairro da vila da Nazaré. Data de 1182 a primeira construção no alto do escarpado promontório onde se localiza o Sítio. Trata-se da Ermida da Memória, mandada erguer por D. Fuas Roupinho sobre uma gruta, onde esteve durante a época muçulmana a imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Ao episódio que originou a construção da capela dá-se vulgarmente o nome de Lenda da Nazaré e o nome da vila está ligado a esta lenda.
A Nazaré está indelevelmente ligada a Alves Redol, à longa-metragem de Manuel Guimarães (Nazaré de 1952), às sete saias das mulheres dos pescadores, à tasca do Zé Aleluia e ao Carnaval.
Se não sabe onde ir passear ou passar férias, aproveite e vá até à Nazaré. Para lhe abrir o apetite escolhi dois vídeos. Um da Nazaré de outros tempos e o outro da Nazaré de hoje. Aprecie.



Sem comentários: