sábado, abril 10, 2010

Canaíma

O Parque Nacional Canaíma é um parque localizado na Venezuela. Foi criado em 12 de Junho de 1962 e declarado Património da Humanidade pela UNESCO no ano de 1994.
Possui uma área de 30.000 km² (maior que o território da Bélgica), devido ao seu tamanho é considerado o sexto maior parque acional do mundo. Cerca de 65 % do parque está ocupado por mesetas de rocha chamadas tepuyes. Estas constituem um ecossistema único, apresentando também um grande interesse geológico. As montanhas escarpadas e as quedas de água (incluindo a Queda (ou Salto) Ángel, que é a catarata mais elevada do mundo, a 1.000 m) dão origem a paisagens espetaculares.
O parque inclui a totalidade da bacia do rio Caroni, duas das quedas de água mais altas do mundo (a Angel e a Kukenán) e grande quantidade de cataratas de menor altura.
Os tepuyes são mesetas com características inigualáveis, em que se destacam as paredes verticais e os cumes praticamente planos. Geologicamente constituem restos de uma cobertura sedimentar formada por arenito muito antigo que se sobrepõe a uma base de rochas ígneas (granito, principalmente) que é ainda mais antiga (quase 3 biliões de anos). Nos cumes destas mesetas habita uma quantidade muito importante de especies endémicas únicas, tanto de vegetais como de animais. Algumas espécies vegetais são plantas "carnívoras".
Estas formações têm uma idade geológica que oscila entre 1,5 e 2 biliões de anos, o que as converte numa das formações mais antigas do planeta. Os tepuyes mais conhecidos são: o Auyantepuy (que dá origem à Queda Ángel), o Roraima, o Kukenan e o Chimantá entre muitos outros.
Veja a apresentação que escolhi para hoje. É fabulosa. Mostra, também, uma região incrível: Canaíma.
NÃO PERCA!

Sem comentários: